Dia de Tiradentes

• Tiradentes tentou várias profissões: dentista, tropeiro, minerador e engenheiro. Entrou, então, para a Sexta Companhia de Dragões de Minas Gerais, como alferes, uma espécie de segundo-tenente.
Sua fama como dentista não era das melhores. Além de arrancar dentes estragados, ele também fabricava e colocava coroas artificiais, feitas de marfim e de osso de boi.

• Em sua sentença, Tiradentes foi tratado como "abominável réu".

• Após subir os 21 degraus da forca, disse ao carrasco Capitânea: "Seja rápido".

• Segundo relatos da época, Tiradentes era alto, magro e muito feio. Mas não se sabe se era branco ou mulato. Ele nunca usou barba e cabelos longos. Como militar, o máximo que se permitia era um discreto bigode. Na prisão, onde passou os últimos 3 anos de vida, os detentos eram obrigados a fazer a barba. Tiradentes foi enforcado com a barba feita e o cabelo raspado no dia 21 de abril de 1792.

• Ninguém se preocupou em pintar um quadro de Tiradentes enquanto ele ainda estava vivo. Apenas em 1890, o pintor Décio Vilares distribuiu uma litografia com o suposto rosto do mártir. Com a corda no pescoço, barba e cabelos longos, Tiradentes era representado como Jesus Cristo.

• Após o enforcamento, o corpo foi esquartejado. As 4 partes foram postas em alforjes com salmoura, para serem exibidas no caminho entre Rio de Janeiro e Minas Gerais; serviriam de exemplo a outros que ousassem se insurgir contra Portugal. Os locais escolhidos foram o Sítio das Cebolas, o Arraial da Igreja Nova (atual Barbacena), a Estalagem da Vargina e o Sítio das Bandeiras. A cabeça ficou exposta na Praça da Cadeia (atual Praça Tiradentes), no Rio de Janeiro, desaparecendo depois de alguns dias. A casa de Tiradentes em Vila Rica foi demolida, e o chão, salgado, para que nada brotasse naquele solo.

• No dia 4 de julho de 1792, a bolsa com os instrumentos odontológicos que Tiradentes usava foi a leilão. O comprador foi Francisco Xavier da Silveira, que pagou 800 réis pela relíquia.

• Aos 40 anos, Tiradentes se apaixonou por Ana, uma menina de 15 anos, filha de m sargento. Mas ela já estava prometida a outro homem. Tiradentes nunca se casou, mas teve 2 filhos - João, com a mulata Eugênia Joaquina da Silva, e Joaquina, com a viúva Antônia Maria do Espírito Santo, que vivia em Vila Rica.

• Tiradentes é o "patrono cívico da nação", É o único brasileiro cuja data de morte se comemora com um feriado nacional.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: